Em Urussanga o atendimento pelo Cad Único aumenta durante a pandemia
Desde o início da quarentena, Urussanga já registrou 1.800 atendimentos realizados pelo Cadastro Único. A equipe da secretaria de Assistência Social também alerta para a atualização cadastral que acarreta na perda do benefício caso não seja feita
Entre os serviços oferecidos pela Administração Municipal de Urussanga, por meio da Secretaria de Assistência Social, está o Cad Único que é a porta de entrada para vários Programas Sociais de governo e o principal instrumento para a seleção, uma vez que as famílias precisam atender alguns critérios, e inclusão de famílias de baixa renda em Programas como o Bolsa Família, além de ser utilizado para a seleção de beneficiários de outros programas ofertados pelo Governo Federal.
Para se inscrever no Cadastro Único, de acordo com a Gestora do Programa Bolsa Família do Município de Urussanga, Rita de Cássia Padoin, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. “Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher”, explica.
Entre os programas sociais do governo federal estão, além do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Tarifa Social do INSS, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Isenção da Taxa do ENEN, Isenção da taxa de inscrição em Concursos Públicos Federais, SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Empréstimo Bolsa Família.
Informações do site do Governo Federal apontam como os usuários podem acessar as informações inseridas no Cadastro Único de forma prática, pois as pessoas podem utilizar o aplicativo Meu CadÚnico – Consulta Cidadão no celular, disponível para download em aparelhos com os sistemas Android e IOs. A ferramenta permite aos beneficiários saber quais os documentos necessários para se inscrever no Cadastro Único, consultar dados como a situação cadastral da família, além de conferir se os registros do Bolsa Família estão em dia.
Com o Meu CadÚnico, o usuário não precisa ir mais ao Centro de Referência em Assistência Social ou a um posto de cadastramento para consultar suas informações. Porém, qualquer alteração de dados no Cadastro Único, deve ser feita diretamente no CRAS pelo responsável familiar.
Durante a Pandemia do Coronavirus, a Secretaria de Assistência Social, juntamente com o setor do Cadastro Único, adotaram algumas medidas de atendimentos e uma delas é pelo facebook (pbfurussanga). “Esta medida permite que o cidadão não precise sair de casa para ter as informações em mãos, fazer as atualizações e inclusões em tempos de pandemia”, destaca a Gestora Municipal do Programa Bolsa Família.
Para a inclusão no Cadastro Único é necessário que as pessoas estejam munidas dos seguintes documentos: RG, CPF e título de eleitor de todos que moram na casa; certidão de nascimento para menores; comprovante de residência (luz); comprovante de renda e/ou carteira de trabalho; e atestado de frequência para quem estuda. Os telefones para contato em Urussanga são: (048) 99629 – 7031 (WhatsApp); 3465-4776/3465-0991. Endereço: Avenida Nereu Ramos, N° 360 – Bairro da Estação.
BPC
A Gestora ainda faz um alerta para a atualização cadastral de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), “pois o mesmo está com os prazos vencendo para quem fez aniversário nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019. Os usuários que não tem o Cadastro Único ou os que estão desatualizados correm o risco de ter o benefício suspenso”, assinala Rita.