Sábado é o dia “D” contra o H1N1 em Urussanga

A campanha de vacinação tem como objetivo proteger antecipadamente a população contra a influenza, mas pode, também, minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em virtude do novo coronavírus.

A imunização contra o H1N1 além de diminuir os riscos de síndromes gripais que incluem complicações respiratórias, neste momento, contribui também, segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Urussanga, Marília Ferreira Marcineiro, para a redução de complicações, “de internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe”.

Para ampliar a imunização contra a gripe influenza, sábado (27), acontece o Dia D de vacinação. Urussanga já está com tudo preparado para receber a população, das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia), em todas as unidades de saúde do Município, com exceção do centro de triagem da COVID. “Vale ressaltar que o procedimento adotado para o Dia D da campanha contra o H1N1 será igual ao que vem ocorrendo após o início da pandemia, ou seja, uso obrigatório de máscara, distanciamento, higienização com álcool em gel e número reduzido de pessoas dentro das unidades”, explica Marília.

A Enfermeira ainda comunica que no sábado também serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário vacinal de rotina. “Sabemos que é uma época na qual orientamos para não saírem de casa, mas é muito importante as pessoas estarem imunizadas contra a influenza. Por isso, pedimos para os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos, de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias para vacinar, que o façam o quanto antes. É muito importante que seu filho esteja com as vacinas em dia”, assinala a responsável pela Vigilância epidemiológica de Urussanga.

O Município tem como meta imunizar 90% da população que está incluída nos grupos prioritários, mas de acordo com Marília, os índices ainda não foram atingidos nos grupos de criança de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, no qual foram imunizadas 74,27%; e adultos entre 55 e 59 anos (com 30,96% de imunização). Os demais grupos estão assim: idosos, 131%; gestantes, 92,06%; puérperas, 100%; e trabalhadores da saúde, 112,96%. Desde o início da campanha contra Influenza, no dia 23 de março, Urussanga realizou 5.568 imunizações.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Urussanga l Alexandra Cavaler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios