Departamento de trânsito intensifica manutenção de sinalizações em Urussanga
Os trabalhos seguem cronograma na região central e já estão sendo levados aos bairros de Urussanga com o objetivo de deixar o fluxo mais humanizado
O Departamento de Trânsito de Urussanga vem realizando ações na região central da cidade com o objetivo de facilitar o fluxo de veículos. Além disso, a manutenção e aplicação das sinalizações, tanto vertical quanto horizontal, que fazem parte da programação, já estão ocorrendo nos bairros.
Em frente ao Centro de Triagem do novo coronavírus, que terá horário de atendimento ampliado para as 19h a partir do dia 20, foram fixadas as sinalizações, para posterior pintura, da faixa de pedestre e de carga e descarga. Na Rua Barão do Rio Branco segue a pintura das vagas de estacionamento.
De acordo com o Diretor do Departamento de Trânsito, Rafael Sales, bairros como Santana e Loteamento Carol já começaram a receber os trabalhos. “Em Santana foram trocadas as placas de sinalização, serviço que também foi executado no Loteamento Carol. No local devem ser iniciadas na próxima semana, se o clima for favorável, as sinalizações horizontais”, destaca.
Para agosto, conforme Sales, estuda-se a possibilidade de liberação da conversão à esquerda para os motoristas que circulam no sentido Avenida Presidente Vargas em direção à Rua Barão do Rio Branco. “Já foiram feitas algumas alterações e, por isso, enfatizamos a importância de respeitar a sinalização observando as mudanças que vem ocorrendo periodicamente com o objetivo de melhorar o fluxo. Afinal, no transito a vida vem em primeiro lugar”, conclui Sales.
Além dos serviços em andamento no centro e nos bairros já foi implantado o espaço para carga e descarga na Rua Barão do Rio Branco; mesma via onde está liberado o uso da vaga para carros oficiais (em frente ao Fórum) antes das 12h e após as 19h, inclusive aos finais de semana. Estabelecido, também, o espaço exclusivo para o estacionamento de carros na Rua Vidal Ramos; está permitido, enquanto as aulas estiverem suspensas, o estacionamento em frente à Escola Barão do Rio Branco; a Rua Atílio Damian, no bairro Rio Salto, também recebeu sinalização vertical.
Por fim, rendendo ainda bons resultados está a retirada de três semáforos (dois deles em cruzamentos na Avenida Presidente Vargas e o outro na Rua Nereu Ramos) onde foram feitas faixas elevadas. Esta ação diminuiu as filas nos maiores pontos geradores de fluxo tornando o trânsito mais humanizado e menos mecanizado; trouxe mais segurança aos pedestres e a redução dos custos com a manutenção das sinaleiras.
Para Emerson Lima a retirada das sinaleira melhorou o fluxo dos veículos “bem como a colocação das faixas de pedestres elevada trouxe mais segurança para os mesmos. As faixas elevadas ficaram cem por cento melhor que as antigas sinaleiras. Não houve mais registro de acidentes e isso é muito positivo. Basta apenas que alguns motoristas respeitem a faixa e não parem sobre ela. Deixem o espaço do pedestre para o pedestre”, comenta o microempresário.