Urussanga agora tem marca turística que valoriza os atrativos e a cultura da cidade

O Governo Municipal de Urussanga, juntamente com as Diretorias de Turismo e Cultura e Governança de Turismo, apresentaram à imprensa a nova marca turística da cidade. Realizada em parceria com o Sebrae/SC, a marca faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas para alavancar o setor de turismo.

Esta nova identidade visual tem o intuito de fortalecer os pontos fortes de Urussanga, tornando-o referência nacional na cultura italiana e, assim, atrair novos turistas, movimentando a economia da cidade e desenvolvendo ainda mais todos os setores da cidade, principalmente o gastronômico.

No processo de construção da marca, a pesquisa demonstrou que Urussanga, além de Capital Catarinense do Bom Vinho e berço da Indicação Geográfica (IG) da Uva Goethe, possui o conjunto arquitetônico de referência da imigração italiana mais íntegro e representativo de Santa Catarina: são 18 edificações tombadas na zona urbana central e outras seis edificações na zona rural.

A consultora do Sebrae/SC, Graziella Carrara, explicou que os pontos fortes destacados no projeto são a produção de vinhos, além da cultura e identidade italiana. Também foi destaque a forte presença da religiosidade, da gastronomia e das festividades locais como ativos que reafirmam a cultura e identidade italianas.

“Para além desses ativos, identificamos as águas dos rios que contornam a cidade, como elemento natural, que torna o território único. Outro ponto identificado pela pesquisa e atribuído ao povo de Urussanga: a hospitalidade. Aqui o turista se sente em casa, acolhido”, enfatizou Graziella.

Para representar graficamente os itens citados, foi utilizada a taça de vinho, já consagrada por conta do título de Capital Catarinense do Bom Vinho e pela IG dos Vales da Uva Goethe. “Assim, essa marca pretende identificar e diferenciar o município, impulsionando o turismo, os investimentos e as exportações, bem como reforçar o sentimento de pertencimento à coletividade e orgulho do seu povo por meio das mais variadas expressões”, pontuou a consultora.

Portanto, a marca turística de Urussanga conta com os seguintes elementos:

– A taça acolhe as águas dos rios que contornam a cidade;

– O sobrado Nichele (1907) e a casa de Ivanir Cancellier (1899) representam a história e o legado italiano valorizado;

– Assim como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (1923), localizada no ponto mais alto da Praça Anita Garibaldi, e o campanário (1923), que marca o tempo dos habitantes de Urussanga;

Agora, o desafio prevê a implementação da marca pelo grupo gestor, formado por representantes da iniciativa pública e privada, com diversas ações, tais como:

1. A construção de um portal de turismo e da sinalização urbana para melhor informar quem mora e visita a cidade;

2. A implementação do selo Produzido em Urussanga nos produtos locais;

3. A ampliação, diversificação e manutenção dos atrativos turísticos, a fim de manter o turista na cidade por mais tempo;

4. O reforço no calendário de eventos para ganhar atratividade o ano inteiro, sendo que o primeiro já está marcado: o Festival Gastronômico Benedetta Cosina, que acontecerá de 30 de outubro a 5 de novembro.

Com informações da Comunicação da Prefeitura de Urussanga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios