Vereador Luan Varnier lamenta a morte precoce da ex-vereadora de Criciúma Thati Teixeira
O dia começa triste. Acabo de saber que perdemos a professora e ex-vereadora, Tati Teixeira. Sempre dedicada ao trabalho como vereadora em Criciúma, alegre, gentil e acima de tudo uma pessoa que batalhava pela nossa gente. A luta contra o câncer é cruel.
Meus pêsames e condolências estão com você e com todos que te conheciam e amavam. Que sua memória seja um legado que inspire outros a fazerem a diferença em suas comunidades como ela fez. Força ao marido e filhos nesse momento tão difícil. Que Deus a receba de braços abertos!
Vereador Luan Varnier
Thatianne Ferro Teixeira
Criciúma e região perderam nesta terça-feira (21/03) um grande exemplo e inspiração: a ex-vereadora Thatianne Ferro Teixeira, a Thati Teixeira, aos 43 anos de idade. Um dos maiores nomes da política dos últimos anos, ela faleceu após enfrentar um câncer.
Pedagoga por formação, com pós-graduação em Psicopedagogia, Thati atuava como psicopedagoga no Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) da Unesc, desde maio de 2022. Ela deixa o esposo Daniel e os filhos Vittor, acadêmico de Direito e ex-presidente do DCE, e Clara, aluna do Colégio Unesc.
Jovem e inspirada pelo pai, o professor e também ex-vereador Valnei Teixeira, a criciumense iniciou a sua trajetória política no movimento estudantil.
Rica trajetória
Em 2006, Thati Teixeira participou da primeira disputa eleitoral, como candidata ao cargo de deputada federal, ficando como suplente. Nas eleições municipais de 2008, aos 29 anos, foi eleita vereadora de Criciúma. Em 2010, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), contudo não se elegeu.
Em 2012, foi reeleita para a Câmara de Vereadores de Criciúma, tendo a terceira maior votação.
Em 2014, quando exercia o cargo de presidente da Câmara de Vereadores, criou e implantou a Escola do Legislativo Municipal em Criciúma, com a intenção de oportunizar e capacitar os legisladores municipais, servidores, além da população em geral, com aprendizados, visando contribuir com o desenvolvimento da sociedade e o fortalecimento da democracia, da representatividade e da cidadania.
“A Câmara de Vereadores deixa hoje uma importante marca para a cidadania de Criciúma. Sem dúvida nenhuma estamos dando mais um grande passo no caminho da igualdade de direitos. E neste momento que o povo clama por mudanças cabe a nós apresentarmos alternativas para a formação de seres humanos envolvidos na construção de uma nova sociedade”, destacou Thati durante a Sessão Especial de instalação da escola, em 2014.
No mesmo ano, Thati Teixeira teve a oportunidade de assumir como prefeita interina de Criciúma, cargo que exerceu pelo período de sete dias.
Já em 2018, concorreu ao cargo de deputada estadual, ficando com a quarta suplência, assumindo uma cadeira no Legislativo catarinense por 30 dias em 2021. Integrou a Bancada feminina do parlamento catarinense e o Bloco de deputados representantes da Região Sul, fortalecendo a representatividade feminina.
UN